Tema: Tecnologia e Educação
Subtema: A contribuição dos jogos virtuais educativos na alfabetização linguística.
Objetivo:Reconhecer a importância dos jogos virtuais na vida da criança como parte do seu processo de aprendizado e crescimento.
Justificativa:
Durante muito tempo a alfabetização ficou reduzida apenas ao aprendizado do sistema alfabético. Mais tarde, percebeu-se que alfabetização seria muito mais que apenas codificar e decodificar palavras. A escola deveria garantir o acesso do educando ao mundo letrado, formando cidadãos autônomos e conscientes.
Por fim, no mundo contemporâneo, há também a necessidade de inserir o educando no mundo digital, até mesmo porque seremos incapazes de viver bem, sem o uso da tecnologia digital, visto que ela está presente em nossas vidas.
Os jogos, no entanto, há muito, fazem parte da alfabetização, pois são de suma importância na educação de crianças. Segundo Huizinga Monteiro (1996), a capacidade de jogar é tão importante quanto o raciocínio e a construção de imagens ou imaginação. A criança joga e brinca dentro da mais perfeita seriedade.
Sabemos que brincando se aprende e que se essas ações não forem proporcionadas com o foco de aprendizagem, não ocorre a promoção satisfatória do desenvolvimento da criança.
Os jogos virtuais facilitam a motivação dos alunos, pela novidade oferecida e pelas inúmeras possibilidades de interação que oferecem.
Problematização.
-Como usar os jogos virtuais para despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita?
-Até que ponto os jogos podem contribuir para a alfabetização linguística?
Hipótese: Por ser um recurso novo, atraente, o computador desperta no aluno um interesse maior pelos conteúdos, fazendo com que a internalizaçao dos mesmos se torne eficaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário