Tema: Tecnologia e Educação
Subtema: A contribuição dos jogos virtuais educativos na alfabetização linguística.
Objetivo:Reconhecer a importância dos jogos virtuais na vida da criança como parte do seu processo de aprendizado e crescimento.
Justificativa
Durante muito tempo a alfabetização ficou reduzida apenas ao aprendizado do sistema alfabético. Mais tarde, percebeu-se que alfabetização seria muito mais que apenas codificar e decodificar palavras. A escola deveria garantir o acesso do educando ao mundo letrado, formando cidadãos autônomos e conscientes.
Por fim, no mundo contemporâneo, há também a necessidade de inserir o educando no mundo digital, até mesmo porque seremos incapazes de viver bem, sem o uso da tecnologia digital, visto que ela está presente em nossas vidas.
Os jogos, no entanto, há muito, fazem parte da alfabetização, pois são de suma importância na educação de crianças. Segundo Huizinga Monteiro (1996), a capacidade de jogar é tão importante quanto o raciocínio e a construção de imagens ou imaginação. A criança joga e brinca dentro da mais perfeita seriedade.
Sabemos que brincando se aprende e que se essas ações não forem proporcionadas com o foco de aprendizagem, não ocorre a promoção satisfatória do desenvolvimento da criança.
Os jogos virtuais facilitam a motivação dos alunos, pela novidade oferecida e pelas inúmeras possibilidades de interação que oferecem.
Problematização
-Como usar os jogos virtuais para despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita?
-Até que ponto os jogos podem contribuir para a alfabetização linguística?
Hipótese: Por ser um recurso novo, atraente, o computador desperta no aluno um interesse maior pelos conteúdos, fazendo com que a internalizaçao dos mesmos se torne eficaz.
Desenvolvimento
Os alunos terão o primeiro contato com os computadores,para conhecê-lo, despertar o interesse, a curiosidade por essa tecnologia. Com os jogos virtuais irão contribuir e ampliar seus conhecimentos de forma lúdica e prazerosa.
Selecionamos alguns jogos que melhor se encaixem à realidade dos nossos alunos. O Jardim da Dora e o jogo da Reciclagem são jogos interdisciplinares onde as crianças aprendem a plantar, cuidar e colher, desenvolvendo habilidades de facer leitura di imagens agilidade no racioncínio; já os jogos “Pesca Letras”, “Brincando com as Vogais”, “Vogais e Consoantes” desenvolvem a escrita de palavras que correspondem aos desenhos. É uma divertida forma de fixar a escrita e reforçar a ortografia.
O jogo “Ditado do C.T.Q desenvolve a agilidade do raciocínio, a memorização, e a escrita; Por fim, o jogo “Alfabeto em Flash” é um jogo dinâmico e interessante que leva o aluno a observar, raciocinar e descobrir a letra inicial do nome da gravura.
Todos esses jogos trabalhados despertaram grande interesse e motivação pra aprendizagem pelo fato de serem atraentes e prazerosos.
Referências Bibliográficas
- -http://www.jogosonlinegratis.uol.com.br/
-http://www.comp.ufla.br/pjcc
- http://www.smartkids.com.br/
-
-http://www.jogueaki.com.br/
-http://www.escolagames.com.br
- http://www.eca.usp.br/prof/moran
Nenhum comentário:
Postar um comentário